segunda-feira, 27 de julho de 2015

Cinéfilos

Bom dia minha gente,
Hoje venho falar de algo que amamos fazer. Ir ao cinema. Eu, antes das crianças nascerem, ia sempre, todo fim de semana com certeza e quando tinham vários para ver, ia mesmo sexta, sábado e domingo seguidos. Assistia a todos os gêneros, dependia do humor do dia. Mas eu vejo de tudo e amo. E incluí as crianças no mesmo ritmo.
Não sei se vocês conhecem e até já mencionei aqui quando eles eram pequenos, da coisa mais legal que inventaram, que foi o cinematerna e lógico que eu fui. Algumas vezes. Resumo: Uma sessão de cinema exclusiva para mamães com seus respectivos bebês, ainda com meses ide idade. Nessa sessão você terá a certeza de que não irá incomodar ninguém se seu filho chorar, os maiorzinhos, podem brincar no chão, pois cuidam de colocar um tatame no chão e têm alguns brinquedos e ainda disponibilizam um trocador para que as mommys possam trocar o baby sem perder o filme. E ainda serve para àquelas mamães que além de assistirem ao filme, desejam socializar, sair de casa, conhecer outras mães, enfim, muito maneiro. Maiores informações vocês podem achar no site: www.cinematerna.org.br.
Além de ter ido a algumas sessões do cinematerna, tratei de acostumar meus filhos cedo com o hábito de ir ao cinema. Com pouco mais de 2 anos, fomos almoçar em restaurante de shopping e ao sair do almoço, passamos em frente ao cinema, tinha um cartaz enorme de filme infantil e iria começar uma sessão dali a pouco, daquelas cedinho, que costumam ser mais vazias. Olhei pro meu marido, ele fez cara de: tô contigo e eu não pensei duas vezes: fomos!!! Pra “piorar” era 3D, e convencer a eles a usar o óculos, seria a parte mais difícil além de que o óculos engolia eles!!!
Mas por nossa sorte, o filme LORAX na época, tinha uma história interessante, músicas e muita cor! Eles ficaram vidrados assistindo a tudo e não abriram a boca por nenhum segundo. Nem pra reclamar, nem pra comer, nem pra ir ao banheiro. Enfim, deu certo.
A partir daí não perdemos mais nenhum filme infantil! Se possível íamos mesmo no dia da pré-estréia! Kkkkkk E nunca se comportaram mal. Passaram a querer lanches sim associado ao cinema, afinal ninguém é de ferro e vendo todos fazendo, até nós ficamos com vontade, com as crianças não seria diferente! Hoje, mais organizada como sou, levo lanchinho de casa, economiza-se horrores e não só por isso, nos permite escolher algo mais saudável e nutritivo ou até mesmo que interesse mais às crianças.
E então que assistimos tudo que tínhamos pra assistir desde então e as crianças chegaram num nível hard: Estão assistindo mesmo os não tão infantis assim. Tudo começou com o último dia dos namorados, nosso primeiro na Itália, portanto não sabíamos o que fazer, pois não temos com quem deixá-los aqui. Pensei em comemorar em família no cinema mas não tava passando nada para eles. E Roberto nos chamou pra ver Jurassic World. Vi e revi o trailer inúmeras vezes pra decidir se seria ou não “assistível” por eles. Fomos no shopping, chegando na bilheteria mandei Roberto se informar se eles poderiam ir. Disseram que sim. Na nossa frente estava comprando para o mesmo filme um casal e dois filhos ainda menores... decidi arriscar. Eles adoraram. Rodrigo então, que já gostava de dinossauro, agora então, só fala nisso. Bem coisa de menino mesmo.
Um dia desses, resolvi assistir todos os filmes do Star Wars em casa para poder assistir o que estreará no cinema no fim do ano. Ainda comentei de colocar para as crianças outro filme no outro quarto para que eles não vissem, mas eles estão tão entretidos cada um com seu jogo, que os deixei brincando. O filme estava em inglês com legenda em português, seria mais um fator que faria com que o filme não chamasse atenção deles. Quem disse¿ Em pouco tempo eles já haviam largado tudo que faziam e já haviam se juntado à nós numa grande sessão de cinema em casa. Amaram, nos encheram de perguntas ao final e já queriam assistir o seguinte em seguida. O Star Wars eu até achei light pra eles, embora tenha achado que a história fosse pouco interessante para eles, mas gosto é gosto e eles gostaram. O teor de violência que têm é exposto de forma sutil com guerras entre robôs e não chega a ser nada reprimível. Em um curto espaço de tempo assistimos o 2, 3 e 4. E eles nos cobram quase todo o dia para vermos o 5 e o 6. Rsrs
Isso aguçou a curiosidade dos mesmos, que pediram pra ver Harry Potter. Como eu já vi todos, fiquei pensando, dá pra ver o 1, 2 e o 3. Vamos ver, se esboçarem medo, paro. Coloquei, assisti junto com eles, atenta a cada reação. A paixão foi tanta, que assistimos os 8 filmes da saga quase que dia após dia. Eles agora querem mais mas não tem!!! Kkkk
Agora estreou por aqui PAC MAN, pretendo ir assim que voltar pra casa (estamos viajando) e estou na contagem regressiva para vermos os MINIONS, que para o meu azar, só estreará aqui na Itália em agosto!
Bom gente, objetivo do post (além de falar dessa nova paixão dos meus lindinhos):
1)mencionar a existência do cinematerma;
2)falar às mamães que é possível ir ao cinema com pequenos, principalmente se apresentarmos a eles cedo e seguindo um ritual de ir ao banheiro antes do filme, levar um lanchinho pra na hora que eles virem alguém lanchando ou até mesmo na hora que eles começararem a ficar entediados. Eles beliscam e logo o filme retoma a ação e fica interessante.
3)a censura cabe a nós, mães. Algumas concordarão comigo e outras não sobre a maturidade para ver cada coisa, mas isso aí variará de acordo com a educação de cada um tem e temos que respeitar a decisão da mãe. Tem tanta criança que vê novela das “8” da globo, tenho certeza que nenhum filme que eles viram foi pior. E aí, realmente fica a critério do responsável decidir.
4)cinema é cultura e é diversão garantida para toda a família.

Boas férias e muitos filmes à todos!!!

Um comentário:

Dindo Beto disse...

Boa, Poca! Cinema e leitura sempre são coisas boas. É bom acostumar desde cedo.

Beijo do Dindo