quinta-feira, 16 de junho de 2011

Festa Junina

Quem diria que a primeira festa Junina do trio seria no Rio de Janeiro né? Ano passado (2010) eles tinham apenas 9 meses e meio e como era um feriado prolongado fizemos nossa primeira viagem para o Rio apenas para visitar os avós. Como a vida é mutante e sempre nos prega surpresas, este ano, 2011, estamos no Rio não mais visitando, o trio está com 1 ano, 9 meses e meio e como bons nordestinos que somos, fomos atrás da tradição.



Não estávamos devidamente caracterizados pois esta festa especificamente foi realizada por uma igreja, durou por volta de 2 semanas, mas as primeiras de junho e eu não estava ainda preparada para o São João com caipiras e tal. Ano que vem que será mesmo uma graçã. Todos na escolinha dançando quadrilha. aiai, engraçado até de imaginar.



Então, meus compadres e cunhados, Naldo e Kinha, nos convidou para esta festa Junina que estava acontecendo. Topei de cara, mas o primeiro fim de semana tava demasiadamente frio e ventando, o espaço era aberto e eu achei inapropriado para as crianças que acabavam de sair de crise de rinite.



Fim de semana seguinte São Pedro deu uma trégua e fomos conferir o evento. Nossa tava bem bonitinho, organizado, guloseimas típicas bem gostosas. Só senti falta do amendoim cozido, mas isso é uma coisa que não se vê por aqui, vou ter que importar da Bahia. E para os baianos de plantão: se um dia passarem São João por aqui, prestem atenção pois se tiver uma barraquinha sinalizando CANJICA como especialidade, na verdade você está comprando MuGunZá. A nossa canjica amarela não existe aqui (só pra constar). kkk



Comprei estalinho para os três que não conseguiram estourar pois jogavam bem fraquinho, mas eu ensinei a pisar e então eles curtiram um pouquinho. A Luisa foi quem mais gostou. Tinha um mundo de crianças que ajudaram a entreter os meus que se contentavam apenas em olhar os outros brincando.



No mais, quem curtiu mesmo foram os grandinhos (pais e tios) que trataram de fazer degustação e ouvir o forrozinho (isso falo por mim, pois os outros roqueiros cariocas não curtem muito esse som não).



Outra coisa que eu ia esquecendo, Rodrigo, medroso que só ele (desculpa filho, mas eu não posso esconder isso) deu um pulo e saiu correndo pra agarrar a prieira perna que viu pedindo socorro quando ouviu o estouro de uma bombinha soltada por uma criança maior. A perna foi a da tia e madrinha.



Vou investigar por aqui onde mais terá festa junina pra ver se ele curtem um pouquinho mais e dessa vez, adequadamente vestidos. beijos para todos e para os que estão na minha terrinha, comam muito amendoim por mim!!!

6 comentários:

Lu do Deninho disse...

Hahahaha......blog tb é cultura heim !
Agora eu sei que nossa canjica não é a mesma que a sua ! rss
E aqui no interior de SP tem um prato tipíco dessas festas que chamamos de bolinho caipira, feito de farinha de milho e recheado de carne moida.....muito bom !!!!

bjusss

Trimãe Paola disse...

hahaha Esse bolinho caipira eu não conheço não. A canjica do Rio, que deve ser igual à sua, é aquele milho branco né? Então, esse na Bahia, a gente come durante o ano todo, no café da manhã ou lanche da noite e chamamos de MUGUNZÁ. Outra coisa que sempre temos é a Pamonha de milho (que é mais comum em outras partes do Brasil) e a Pamonha de Carimã (esse só vi mesmo pela Bahia). Ela é na casca de bananeira e sua cor mesmo é branca.

Ana Luisa disse...

Vou para Guarajuba descansar no SJ amiga. Não será tão típico assim, mas teremos amendoin e milho com certeza. Comerei por vc, rs.

Uli disse...

Então...aqui a Sara é a mais corajosa, pq os meninos, aff...daí eu fui mostrar estalinho pra eles e quase que tiveram um treco. Menos a Sara que se amarrou. Mas daí, eu resolvi colocar em cima da mesa e acabou que nunca mais eles subiram nela...uma maravilha!

Anônimo disse...

Paola, vá a festa junina do Shopping Donwtown, bem pertinho de vc. O seu marido deve conhecer muito bem, pois já é tradicional e bem família. Vcs vão adorarrrrrrrrrrrr.

Trimãe Paola disse...

kkkkk Vc é das minhas Uli, mas jajá eles superam esse obstáculo e voltam a se interessar pela mesa. kkkkk

E quer dizer que o sexo feminino é mais corajoso aí também? Eita mulheres retadas!!!

Bom, quanto à sugestão do anônimo(a), só vi a sugestão hoje, que o São João já passou, mas vou dar uma olhada na programação do downtown e passar lá se ainda tiver algo. obrigada