terça-feira, 23 de junho de 2015

Formatura

Olá minha gente,

Semana passada foi a festinha de formatura da escola das crianças e antes de falar sobre a festinha em si, devo falar um pouco sobre como funciona o sistema escolar por aqui pois é bem diferente do que temos no Brasil.
 
No Brasil, as crianças estavam fazendo o Pré I com 4 anos, esse ano fariam o Pré II e em 2016 a Alfabetização em si, onde aprenderiam a ler. No Brasil, no Pré I se aprende o alfabeto completo, no Pré II se juntam as sílabas e na alfabetização, como o nome diz, se alfabetiza. (Embora o Rodrigo tenha fugido à regra e já tenha saído do Brasil lendo e escrevendo palavras simples como Batata, pata, bola, sapo e por aí vai).
 
Depois da alfabetização no Brasil nós temos uma cerimônia que simboliza a formatura, a alfabetização. Já aqui, a festinha, até mesmo coloca-se o capello e tal mas não pelo mesmo motivo do Brasil. As crianças não foram alfabetizadas e ainda estão longe disso. Mas houve a formatura simbolizando a transição.

Errata [corrigindo meu erro :-)] -  Fiquei sabendo por amigas que o sistema no Brasil mudou há algum tempo e a formatura também acontece antes de alfabetizar pois a alfabetização passou a ser o primeiro ano do ensino fundamental e a formatura igualmente tem um valor simbólico sobre essa fase de transição, mas ainda há a diferença de conteúdo, que é muito grande, pois o primeiro ano fundamental no Brasil (antiga alfabetização) é com 6 anos e aqui com 7.

E também no Brasil, mesmo no Pré I, com 4 anos, eles tinham trabalhos pra casa 3x na semana. No Maternal II tinham 2x na semana... Aqui mesmo com 5 anos, não fazem trabalho em casa ainda. O conteúdo é bem menor se comparado com o do Brasil, mas precisamos tocar conforme a música e no momento estamos aqui.
 
A escola na Itália se divide assim:
 
A criança entra na escola aos 2 anos até os 5 anos, é onde temos o ensino infantil, chamada de escola materna.  (antes disso existem as creches particulares mas só para as mamães que trabalham e não têm ajuda para os bebês, o que não é comum por aqui).
 
Aos 6 anos as crianças seguem para a Escola Elementar, onde ficam por 5 anos (até os 10 anos de idade).
 
Daí eles seguem para o ensino médio que por sua vez, se divide em 2: O Ensino médio I onde fica-se 3 anos e o Ensino Médio II onde se fica mais 5 anos, até os 18, 19 anos e que é chamado de Ensino Médio Superior. Depois daí então pode se pleitear cursar a Universidade.
 
No entanto ao finalizar cada etapa dessa, eles fazem uma "formatura" para simbolizar o desfecho.
 
Então, calhou de as crianças, meus filhos, entrarem no meio do caminho de uma turma de 5 anos e, após 5 meses de escola, já tiveram a sua primeira formatura.
 
Aqui a alfabetização se dá ainda mais tarde no currículo escolar. É por idade. A professora deles conversou comigo, pois o Rodrigo evoluiu ainda mais nesses 5 meses aqui e já escreve bastante. Sozinho e em italiano. rsrs Ela falou que ele está muito adiantado e que deveríamos frear esse avanço. E me explicou que aqui eles aprendem as letras e tal aos 6 e se alfabetizam aos 7. Eu não superestimulo eles. Não faço nada além em casa do que o que fazem na escola, mas também não acho certo desestimular.  Cada um tem seu tempo e ele é bastante curioso e esperto. Tanto eu como o pai também lemos aos 5 e estamos muito bem assim.
 
Então é isso: como eu falei anteriormente, estamos em ritmo de férias, as aulas acabam semana que vem, semana passada tivemos a tal festinha mencionada, em breve 60 dias em casa e disso tudo fico um pouco triste pois logo agora que eles de fato haviam feito amizades, se desvincularam um pouco dos amigos do Brasil, que a todo tempo eram mencionados em brincadeiras, vão se separar novamente e vão começar tudo de novo em setembro, pois nem todos vão para a mesma escola... :( Mas é assim mesmo, vida que segue, vivendo e aprendendo, socializando sempre e ampliando o circulo de amizades sempre! Fiquem com fotinhas, beijinhos!
 
 



 
 







4 comentários:

Nanda Scandura disse...

Pega os contatos dos amigos mais próximos e tanta na medida do possível marcar encontros! Eu adoro fazer isso com os amigos de Thomas! Quanto ao estimular ou desestimular ou não fazer nada... Esquece isso, estimule mesmo! E estimule todos! Eu adoro! De fato a educação no Brasil é diferente que nos outros países. Apesar dos pesares, somos mais avançados mesmo em questão de conteúdos! E eu acho super válido! Até pq tb não sabemos o dia de amanhã. E já pensou outra mudança daqui a 5 ou 10 anos e seus filhos acabarem tendo dificuldades para onde forem? Enfim... Estimule mesmo e incentive! Imagina só, Rodrigo aprender tanto assim praticamente sozinho e vc fretar isso nele? Nem vai fazer bem a ele! No mais... O de sempre! A tia ama e morreeeeeee de saudade! Bjooo irmã!

Nanda Scandura disse...

Pega os contatos dos amigos mais próximos e tanta na medida do possível marcar encontros! Eu adoro fazer isso com os amigos de Thomas! Quanto ao estimular ou desestimular ou não fazer nada... Esquece isso, estimule mesmo! E estimule todos! Eu adoro! De fato a educação no Brasil é diferente que nos outros países. Apesar dos pesares, somos mais avançados mesmo em questão de conteúdos! E eu acho super válido! Até pq tb não sabemos o dia de amanhã. E já pensou outra mudança daqui a 5 ou 10 anos e seus filhos acabarem tendo dificuldades para onde forem? Enfim... Estimule mesmo e incentive! Imagina só, Rodrigo aprender tanto assim praticamente sozinho e vc fretar isso nele? Nem vai fazer bem a ele! No mais... O de sempre! A tia ama e morreeeeeee de saudade! Bjooo irmã!

Dindo Beto disse...

Poca, eles estão lindos! Estimule mesmo! Não tendo estresse pra ele, não existe razão para desestimular o aprendizado mais acelerado.
Bjo do Dindo.

Érika Scandura disse...

Parabéns meus lindoooooos! Sucesso hoje e sempre! :))