quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Descobrindo a Fazenda

Aqui em casa, além dos três rebentos, temos dois cachorros. Um mestiço de quase 5 anos, o Willy e um Buldog Inglês de 3 anos, o Baruk. Desde bebês, os levava para ver os cachorros e latidos não tiram seus sonos. Rodrigo sempre se amarrou mesmo neles. Ainda quando bebê, a primeira gargalhada de verdade mesmo do Rodrigo foi pro Baruk. E uma das primeiras palavras que eles falaram incluíam auau.


O "xis" da questão não é apenas contar aqui que além de trigêmeos, temos dois filhos caninos. Não. O que eu achei interessante diz respeito às novas descobertas, interesses e aprendizado. Desde que aprenderam a falar auau, eles passaram a chamar TODO e qualquer bicho na rua de auau e eu permiti. Acreditei que eles eram muito novos e no comecinho das descobertas. Eu não ia repreendê-los por chamar um hipopótamo de auau. Imagina eles todos empolgados apontando o auau e a gente dizendo, não filho, é um onitorrinco! Não acredito na linha dura do aprendizado e hoje sei que fiz o certo. Naquele momento entendi que auau pra eles representava bicho, animal.


Fato é que animais em geral sempre chamaram a atenção deles. Quando dominada a questão auau, passei a ampliar o conhecimento deles. Rodrigo se apaixonou pelos pássaros, queria alcançá-los e ficava frustrado quando eles voavam. Nesse momento, aproveitei o gancho e ensinei a ele que aquilo era um piu piu e o piu piu voava. Agora existiam duas espécies de animal: os que voavam, piu piu e todos os outros: auau.


Em seguida tive uma oportunidade de acrescentar o boi nessa turma. Eles todos satisfeitos apontando para a vaca de plástico e chamando de boi e algum adulto baixo astral corrigindo que era uma vaca! Ai que ódio!!!! Poxa minha gente, a criança trabalha com incentivo. Nós adultos é que devemos ter o bom senso. Agora veja se nessa altura do campeonato eu vou dizer para o meu pequeno aprendiz, que aquele bicho igualzinho ao boi não é boi porque é fêmea e ele pode perceber isso procurando suas tetas! Fala sério. Acho isso até frustante. Então eu reprimia todos que bancavam os sabichões: É BOI SIM FILHO! Parabéns!!!


Essa foi minha contibuição para dar o pontapé inicial. Com a escola esse aprendizado se deu dia após dia. Cada dia uma novidade. Toda semana eles trazem livro pra casa e quase todos falam de animais e isso só favorecendo. Coisa é que eu fui sendo surpreendida com as novas aquisições. Macaco, galinha (que até pouco tempo era piu piu), porco, vaca (para os manezões apressados), cavalo e outros que nem me lembro agora.


No aniversário de 1 ano deles ganhei um dvd bastante interessante. Naquele momento eles assistiram 5 minutos pelo colorido mas logo dispersaram. Com esse interesse no mundo animal, resolvi recorrer ao dvd e ver se agora interessava: NOSSA! Surpreendente. A sala ficou muda por um momento, os três vidrados e depois Rodrigo gritava: MÁE! ÓIA! O PÔTO! (O porco) Nesse momento eu fui surpreendida pois eu nem sabia que eles já reconheciam porco!hum que orgulho!


Para quem quiser, vai a dica o dvd é Descobrindo a Fazenda. É bom pois é uma forma de assistir algo que passe instrução e não apenas desenho, é colorido, chama a atenção e é educativo mesmo. Por aqui fez sucesso.





Explorando o tema e buscando incentivar o interesse a descobertas, estou planejando passeios para Zoológico e mais. Para quem é do Rio deixo também a dica de dois lugares que foram muito bem recomendados por amigos (eu ainda não fui, farei em breve e em seguida conto aqui a experiência Mas deixarei as informações caso vocês queiram investigar e incluir nos planos).


Fazendinha Estação Natureza
www.estacaonatureza.com.br

O site é bastante interessante, com todas as informações e parece que tem em São Paulo também.


Bichinho do Mato


Como eu acho que quando a gente descobre uma coisa boa a gente tem de passar adiante, vim correndo escrever esse post, além de acreditar que as mamães que nos acompanham achariam interessante o tema. ;-) Beijos Beijos e até loguinho!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Miscelânea


As vezes me envolvo com tantas outras coisas e acumulo notícias. Acho que toda mãe passa por momentos cheios, as de múltiplos então, devem passar mais ainda. Enfim, fico tão triste de negligenciar certos momentos simplesmnente porque eu não tive tempo e algumas vezes faço postagens do tipo TUDO JUNTO E MISTURADO.



Recapitulando os últimos momentos: Parei no momento em que a casa estava cheia de alegria por conta do aniversário emendado com feriadão de 7 de setembro. Então, a festa foi no sábado à noite e eu considero como SUcesso. Tudo lindo, gostoso, farto, quase todos convidados presentes. ISSO pra mim é Sucesso.




Quanto ao comportamento, Rodrigo curtiu a festa do início ao fim. Natália e Luisa deram um pouquinho de trabalho, pos resolveram estranhar bem no dia e na hora da festa. Só queriam colo, colo nosso, pra tirar foto era uma resenha e muitas fotos provavelmente a Nat, se não tiver chorando, tá de nariz vermelho. Mas ficará registrado até mesmo esse comportamento e como muitas mães me disseram: Faz Parte...





O melhor de tudo mesmo foi chegar na hora e para a festa e ao final sair carregando apenas os presentes! Ai meu Deus, tão diferente do ano passado que caí na asneira de fazer em casa... Em termos de valores foi muito próximo e vale super a pena.

Já na segunda seguinte, o pai viajou à trabalho, com planos de retornar na quarta-feira. Fiquei só com a companhia do trio e a ajuda da tia Di, mas ele não finalizou o trabalho e teria de extender por tempo indeterminado (incluindo o finde, que nunca acontece) então perguntou se eu queria me aventurar a ir com ele (levando as crianças) e enquanto ele trabalhava eu poderia ficar no hotel, passear no xopis, conhecer Maca City (Macaé). Eu nem pensei e topei na hora. É muito ruim ficar longe dele, pior longe dele com as crianças perguntando por ele o tempo todo e ainda extender isso por quase duas semanas... Nananinanão




Claro que eu fui direto investigar a previsão do tempo para os próximos dias e eu juro que vi fim de semana ensolarado e a semana seguinte iniciaria e ficaria cada dia mais quente. Separei biquinis das meninas, sunga e todo o aparato pronta pra diversão.





O Roberto voltou quinta de noite e nosso plano era sair na sexta meio dia pra não pegar estrada de noite.. Meu Deus, três dias apenas com esse trio requer preparação. Como decidimos de última hora, fiz tudo na sexta: É roupa, fralda, farmacinha, leite, farinhas, lanches diversos, brinquedos, dvd portátil com seus carregadores! dvds diversos pra não enjoar, ELES mesmos que temos que arrumar, alimentar, enfim, saímos de casa 15h, fomos encontrar tia Di, pegamos engarrafamento e chegamos lá quase 21h com a bunda do formato do banco, e por incrível que pareça, o trio chegou aceso e disposto.





Para atrapalhar nossos planos, o Sol se escondeu e estava uma ventania horrorosa. Nada de piscina, nem passeio pela orla de Maca City... ainda bem que levei brinquedos. Ainda assim foi muito bom. Sair da rotina é bom: tudo novidade. Tomar café no hotel, correr pelo lobby, de tarde shopping (pra fazer exibição da figura e não perder o costume. rsrs) e de noite, jantar com papai na rua. E assim foram os dias.




Voltaríamos na segunda, mas ficamos até terça pois papai teve que trabalhar... Na terça fez Sol e diminuiu o vento, fizemos um passeio pelas ruas calmas de Macaé, passeamos na orla, tirei algumas fotos e à tarde voltamos. A volta muito melhor. Saímos 15h, pegamos apenas um pouco de engarrafamento já no Rio de Janeiro mesmo.




Pra quem lembra das postagens anteriores, nossa primeira viagem com eles foi pra Gramado, que não me arrependo. É trabalhoso o planejamento, mas totalmente viável. Essa passagem por Macaé só confirmou isso. Eles já comem bem e de tudo um pouco, possuem uma rotina estabelecida, tiram um cochilinho de tarde e curtem bem a noite, enfim, cada vez mais fácil encaixá-los em nossos programas e nos divertir todos juntos. Precisamos apenas estudar o destino para garantir uma boa escolha. EU RECOMENDO.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Casa Cheia. ADOOOOOROOOO!

Esse post foi escrito na quinta-feira, dia 8/9 e desde então tento publicar, mas não estava conseguindo...


Terça à noite chegaram nossos primeiros hóspedes, dinda Ana e Tio Dedé, chegaram aqui por volta da meia noite e nem conseguiram ver o trio acordado ainda. 8 da manhã da Quarta-feira chegaram Vô Adelson,Tio Alcino, Tia Sônia, Primas Elaine e Camila e Pepeu. O trio acordou e ficaram primeiramente assustados com toda aquela gente na sua casa ao acordar. Não ficaram imediatamente à vontade, mas em pouco tempo a intimidade já fora estabelecida. Todos trouxeram consigo em suas malas algo pra eles e isso só facilitou a aproximação. (Quem chamou meus filhos de interesseiros? aiaiaiaiai rsrs).

Dinda Ana deu seu MEGA presente que foi um escorrega bem grande e já sabe qual foi o programa do dia né? Coitados dos adultos que têm que ficar olhando pois como é grande, eles vão sozinhos, mas descem em super velocidade e sem cuidado, voam longe. kkk

Pensam que acabou? 2oh chegou mais uma remessa: Bivô Adelson, Maura, Avelina e prima Fabi. Aí eles já nem estranharam mais a multidão na casa. Tinha gente pela casa toda, zoada, bagunça, eita coisa boa! Eu sei que as crianças se perdiam de vista e eu nem me preocupava pois estavam brincando com alguém responsável.

23h foi a vez da Tia Nanda chegar, mas também só pôde ver o trio no dia seguinte... Minha casa é grande e com muitos cômodos, mas com esse povo todo imaginam como está né? Distribuí uns em quartos e camas e alguns estão em esquema de acampamento, pelo menos tem sistema de água encanada, quente e comida farta. (Eu acho)

Pensei que as crianças iam estranhar o movimento, mas na verdade estão AMANDO. Estão achando o máximo a bagunça e ter sempre gente para atender as necessidades deles. Hoje mesmo foram ao parquinho do condomínio com dinda Ana e tia Nanda. Eu fiquei em casa, não consegui estudar nem descansar, mas consegui colocar a casa um pouco em ordem enquanto os demais hóspedes haviam saído pra passear.

Até o banho tia Nanda deu. Estou agora esperando eles tirarem a soneca pré-escola e depois os levarei para não perder a rotina. Amanhã ainda chegam Tia Sol e prima Jú que também ficarão aqui em casa. E dindo Beto que ficará em Hotel por opção. Estou adorando, gente, alegria, matando saudade, fugindo da rotina, é diferente... Pena que um dia acaba, mas vamos curtir enquanto podemos. Beijos

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Segundo ano do Trio





Há exatos dois anos, chegava ao mundo os meus maiores presentes, sonho de um casal, alegria dos avós e motivo da existência desse blog.

Meus três filhos, desejados, queridos e saudáveis. Depois disso, um pouco de trabalho, alguns gastos a mais porém um TURBILHÃO de alegrias.

PARABÉNS meus amores por mais um ano de vida e Obrigada por me proporcionarem uma FELICIDADE sem fim. ETERNAMENTE Grata. AMO VOCÊS.

ESSE ano especialmente teremos uma semana de comemorações para esse segundo ano de vida pois o dia mesmo é hoje (segunda-feira) e a festa será sábado que vem. Quarta-feira é feriado e a semana toda estaremos recebendo hóspedes que estão vindo pra festa. Então já sabe: festa o tempo todo. Praticamente um carnaval. kkk

Teremos um bolinho hoje pra registrar no dia mesmo o aniversário do Trio. Virão apenas os avós paternos que estão aqui + tia Di. Vou enfeitar com umas bolinhas e depois deixo aqui a fotinha pra vocÊs. E como a semana será longa, vou contando dia após dia para vocÊs...

Beijos.