quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Descobrindo a Fazenda

Aqui em casa, além dos três rebentos, temos dois cachorros. Um mestiço de quase 5 anos, o Willy e um Buldog Inglês de 3 anos, o Baruk. Desde bebês, os levava para ver os cachorros e latidos não tiram seus sonos. Rodrigo sempre se amarrou mesmo neles. Ainda quando bebê, a primeira gargalhada de verdade mesmo do Rodrigo foi pro Baruk. E uma das primeiras palavras que eles falaram incluíam auau.


O "xis" da questão não é apenas contar aqui que além de trigêmeos, temos dois filhos caninos. Não. O que eu achei interessante diz respeito às novas descobertas, interesses e aprendizado. Desde que aprenderam a falar auau, eles passaram a chamar TODO e qualquer bicho na rua de auau e eu permiti. Acreditei que eles eram muito novos e no comecinho das descobertas. Eu não ia repreendê-los por chamar um hipopótamo de auau. Imagina eles todos empolgados apontando o auau e a gente dizendo, não filho, é um onitorrinco! Não acredito na linha dura do aprendizado e hoje sei que fiz o certo. Naquele momento entendi que auau pra eles representava bicho, animal.


Fato é que animais em geral sempre chamaram a atenção deles. Quando dominada a questão auau, passei a ampliar o conhecimento deles. Rodrigo se apaixonou pelos pássaros, queria alcançá-los e ficava frustrado quando eles voavam. Nesse momento, aproveitei o gancho e ensinei a ele que aquilo era um piu piu e o piu piu voava. Agora existiam duas espécies de animal: os que voavam, piu piu e todos os outros: auau.


Em seguida tive uma oportunidade de acrescentar o boi nessa turma. Eles todos satisfeitos apontando para a vaca de plástico e chamando de boi e algum adulto baixo astral corrigindo que era uma vaca! Ai que ódio!!!! Poxa minha gente, a criança trabalha com incentivo. Nós adultos é que devemos ter o bom senso. Agora veja se nessa altura do campeonato eu vou dizer para o meu pequeno aprendiz, que aquele bicho igualzinho ao boi não é boi porque é fêmea e ele pode perceber isso procurando suas tetas! Fala sério. Acho isso até frustante. Então eu reprimia todos que bancavam os sabichões: É BOI SIM FILHO! Parabéns!!!


Essa foi minha contibuição para dar o pontapé inicial. Com a escola esse aprendizado se deu dia após dia. Cada dia uma novidade. Toda semana eles trazem livro pra casa e quase todos falam de animais e isso só favorecendo. Coisa é que eu fui sendo surpreendida com as novas aquisições. Macaco, galinha (que até pouco tempo era piu piu), porco, vaca (para os manezões apressados), cavalo e outros que nem me lembro agora.


No aniversário de 1 ano deles ganhei um dvd bastante interessante. Naquele momento eles assistiram 5 minutos pelo colorido mas logo dispersaram. Com esse interesse no mundo animal, resolvi recorrer ao dvd e ver se agora interessava: NOSSA! Surpreendente. A sala ficou muda por um momento, os três vidrados e depois Rodrigo gritava: MÁE! ÓIA! O PÔTO! (O porco) Nesse momento eu fui surpreendida pois eu nem sabia que eles já reconheciam porco!hum que orgulho!


Para quem quiser, vai a dica o dvd é Descobrindo a Fazenda. É bom pois é uma forma de assistir algo que passe instrução e não apenas desenho, é colorido, chama a atenção e é educativo mesmo. Por aqui fez sucesso.





Explorando o tema e buscando incentivar o interesse a descobertas, estou planejando passeios para Zoológico e mais. Para quem é do Rio deixo também a dica de dois lugares que foram muito bem recomendados por amigos (eu ainda não fui, farei em breve e em seguida conto aqui a experiência Mas deixarei as informações caso vocês queiram investigar e incluir nos planos).


Fazendinha Estação Natureza
www.estacaonatureza.com.br

O site é bastante interessante, com todas as informações e parece que tem em São Paulo também.


Bichinho do Mato


Como eu acho que quando a gente descobre uma coisa boa a gente tem de passar adiante, vim correndo escrever esse post, além de acreditar que as mamães que nos acompanham achariam interessante o tema. ;-) Beijos Beijos e até loguinho!

3 comentários:

T@ti disse...

Aiai meu Deus que fofura ahahaha o pôto!!!! OINC!
Parece que na escolinha cada dia é um salto né? cada coisa...
Amiga esse fim de ano vou praí e não vai ter jeito de eu não conhecer essas figurinhas hein!!!
Pode isso? 2 anos já e eu ainda não os conheci pessoalmente? Absurdo!
Beijos triplos a todos vcs, inclusive nos filhos caninos :)

Paola disse...

E qnd eles tiverem qq duvida sobre os animais, pergunta p tia tati. Bjs

Anônimo disse...

A Fazendinha é ótima e bem pertinho de vc. Mas é assim mesmo, tudo começa com um auau, piupiu ou miau, e terminha com passeios em família no zoo. O do Rio é Maravilhoso.
Bjs, Vi.