segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Continuamos tentando

Voltando ao tema alimentação, principalmente no quesito comida = almoço e janta, eu informei aqui anteriormente que estava adotando os ensinamentos do pediatra, de não fazer vontades. Servir o almoço e retirar se não aceito e não fazer substituições. Comemorei aqui no blog o sucesso da fórmula, mas minha alegria durou pouco. Luisa continuou comendo MUITO bem. Aliás, esta nunca foi um problema. Ela come, repete e depois pede mais. Mas eu limito a 2 pratos. (Eita mãe megera) Justifico que não é só pela quantidade de comida, que é mais do que suficiente, mas também pra fazer entender que não devemos comer com os olhos ou enquanto tiver comida. Eu e o pai somos cheinhos e temos uma facilidade de ganhar peso e eu, por exemplo, assumo ser daquelas que come de olho, de prazer, se não vir, não preciso, mas enquanto tiver ali a vontade predomina.


Isso acaba sendo outro tópico a ser estudado. Abordar dessa vez a obesidade, doces, etc. Vou pensar nisso e colocar aqui de uma próxima vez. Mas enfim, minha pequena, voltou a fazer greve, mas não me descabelei, continuei aplicando o ALMOÇO ou NADA porém com criatividade... Ao invés de eu dar a comida, fiz o prato individual e passei pra eles a missão de comer tudo em e entregar o prato vazio. E assim recebi. Contei para o pai, toda prosa e ele bastante racional (engenheiro): isso enquanto é novidade, logo loga passa e eles diminuem a disposição... Será?

A prática de comer sozinho é importante, mas nós mães muitas vezes não fazemos pois é muito mais rápido a gente mesmo dar a comida e pronto, também pra evitar bagunça e sujeira (inevitável quando comem sós), principalmente as mães que são o faz-tudo dentro de casa e não tem empregada para a faxina, e realmente desanima ver o chão que você acabou de limpar, cheio de grão de arroz e gordura pra limpar. Enfim, mas realmente é estimulante pra criança, faz o que eles tenham vontade de comer, aqui em casa eles comem direitinho mesmo. A sujeira é quase nula, principalmente se for feito como fiz: sentado na mesa, porque se deixá-los perambulando por aí, acabam derrubando prato, colocando a colher suja no sofá branco ou desastres semelhantes. A hora da alimentação requer um ritual que precisa ser respeitado. kkk

Bom, outra aliada foi a mesinha dada pela dinda Ana, que nunca foi tão valiosa. Tenho aqui 3 cadeirinhas separadas, mas eles mais brincam do que sentam. E andam pela casa carregando a cadeirinha junto à bunda, quando colocados em frente a mesa, a brincadeira é se afastar da mesa e se aproximar de novo, enfim, não impõe a disciplina. Quase esqueci: e a brincadeira de correr empurrando a cadeira, arrastando propositadamente no chão e fazendo um barulho danado? ELES AMAM. E então a cadeira por si só perde totalmente sua função de assento e vira um brinquedoo. afff A mesa que a dinda deu tem seus banquinhos presos à mesa e a criança fica sentada à uma distância ideal e impedida de arrastar o banco, uma vez que este esta preso, enfim, eles apenas sentam. Comecei essa "brincadeira de comer TUUUUDO" na quinta passada e até hoje (segunda) tem dado certo. Até mesmo no domingo, que sempre almoçamos na casa da avó, eu desmontei a mesa e levei junto. Ela é de encaixar, facinho facinho de transportar. (Não estou recebendo nada pela propaganda, kkk, apenas dando a César o que é de César, e deixando a dica aqui para outras mamães, pois realmente tenho feito bastante uso da mesinha de forma proveitosa).

E então é isso: continuamos tentando e inventando... Pra ilustrar o post, deixo as fotos dos últimos almoços bem sucedidos. ;-)













5 comentários:

Mundo do Dani disse...

Olá amiga.
Eu queria fazer um convite a vc, mas gostava que vc me enviasse uma mensagem a dizer que está disposta a falar comigo, me envie para :
marta_kitty10@hotmail.com
Obrigadaa :)

Uli disse...

Mas é isso mesmo...aos poucos eles vão entrando no ritmo. Aqui meu aliado é o cadeirão...amoooooo, mas não tenho como desmontar e carregar...hahaha
Ontem almoçamos no clube. Até pensei me dar almoço em casa e só eu comer lá com minha mãe, mas depois pensei melhor e vi que estava na hora de começar a correr riscos. Foi ótimo! Comeram super bem!!! Menos que em casa, afinal, só queriam saber de piscina, mas comeram tudinho o que eu botei.

Trimãe Paola disse...

Uli, o meu problema por aqui era justamente em casa. Na rua eu sempre saí pra comer e ele comem bem por ser tudo novidade. Esses dias mesmo comeram uma mistureba menina. Com direito a peixe de forno, salmão com molho branco e mais uma porção de coisa que eu nem esperava... mas é assim mesmo, e continuamos tentando!

Renata disse...

Paolita minha filha....fiz hj um post sobre desfralde e alimentação de Pietra.

Enquanto o desfralde foi um sucesso (finalmente estou me livrando das fraldas noturnas) a alimentação ainda é um problema.

Me mudei há alguns meses para casa de meus pais. Em minha casa eu fazia isto. se n almoçar não dou fruta, até comer o prato que fica esperando..Mas na casa de meus pais, impossivel....dai uso outra tática e tá dando certo!

Não adianta forçar...mas dá para dar um jeitinho..isso qnd é UM..com TRÊS..o buraco é mais embaixo e só posso te desejar boa sorte!!!!rs...

adoro esta mesinha....temos uma e quebra um galhão mesmo

beijão

Ana Luisa disse...

Oi amiga, que bom que suas estratégias estão dando certo! O importante é inovar e não desistir de fazê-los se alimentar bem. No futuro vcs e eles vão colher o fruto desse esforço. Estou feliz que a mesinha esta contribuindo para o sucesso, sabia que um dia ela seria útil. Beijo beijoo, contando os dias para Dezembro!