quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Espelho e Fotografia

O espelho, desde cedo é usado para estimular os bebês, que ficam fascinados com o que vê, mesmo sem a mínima noção do que aquela imagem representa. Com 2 anos, a criança já começa a fazer experiências e somando à sua capacidade de raciocínio, começam a desvendar um antigo mistério e entender que aquela imagem nada mais é do que eles próprios.

No caso de gêmeos, trigêmeos, falo por experiência própria e não por dados científicos, essa compreensão se torna um pouco mais complexa, pois além de identificar a imagem do espelho, eles têm que entender que são iguais ao irmão (a). Por exemplo, a Luisa e a Natália já entenderam que o espelho reflete uma imagem de alguém, mas pra elas, são a irmã. A Luisa se olha no espelho e diz: "Mimã". Lógico, aquela imagem é igual a irmã que ela vê todo dia. Ela não sabe que ela é igual à irmã.

A mesma coisa acontece com as fotos. Rodrigo é capaz de ver fotos e dizer quem é quem, dentro dos familiares. Ele vê foto e aponta: mamãe, papai, vovó, vovô, titio, titia, a si próprio e até mesmo distingue a Luisa da Natália. Ontem mostrei uma foto dos três ontem e ele: Didido, Luisa e Tatália. Nota 10! Ele sabem exatamente quem é quem.

As meninas, desde sempre se vêem na foto e dizem: "Mimã". Um dia desses, mostrei uma foto onde estavam as duas juntas e a Natália que estava comigo disse: "óia, Mimã" (apontando para Luisa) e então apontou para si própria e disse: "Ôta Mimã!". Eu não acreditei e comecei a rir. Então a irmã dela aparece duas vezes ou ela tem duas irmãs, mas ser ela era impossível. kkk Criança é mesmo uma graça e eu vou curtindo cada gracinha com orgulho.

Bom, Rodrigo que não é idêntico, já se reconhece tanto em foto quanto em espelho e fala todo orgulhoso quando a mamãe pergunta: "Quem é?" "Didido!".

Bobagem ou não, faz parte do desenvolvimento e eu achei a história interessante. Espero que gostem. Eu aqui sigo coruja e eles seguem aprendendo e surpreendendo dia após dia. Beijinhos.

2 comentários:

Dindo Beto disse...

Que graça!! Mas eh dificil mesmo pra elas entender isso! Vc ver todo dia uma imagem, associar essa imagem à mimã e depois ter que entender que aquela imagem idêntica à da mimã pode ser a sua imagem... É muito pra cabeça delas!! Digão tá todo dia vendo as duas imagens. Daqui a pouquinho elas processam tudo isso. Beijo do dindo.

Lud Aquino disse...

Nossa nunca parei para pensar sobre isso, sobre os gêmeos não se reconhecerem e sim os seu irmão (ã)... O meu filho não só se reconhece mas tbm fala q td foto de bebê em casa é ele!!! Tipo as fotos do primo, as minhas fotos de criança... rsssssssssss
Mto interessante!!!!
Bjus.