segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Curiosidades do desenvolvimento



Já faz algum tempo que tive a ideia de dividir algo que considero interessante e importante com vocês e sempre vamos fazendo coisa ou outra, tenho que contar as novidades e acabo adiando este post. Então vamos lá: quando pequenino um dos meus trigêmeos, o Rodrigo, tinha a perna bem tortinha, bem arqueada. Como fisioterapeuta, sei que ele tinha o geno varo, mas o pai, como um engenheiro e totalmente leigo no assunto, foi mais prático e acho que assim vocês visualizam melhor a situação: disse ele que era perna de alicate. Que horror! Mas enfim, porque estou falando nisso e nesses termos? Seria uma espécie e bullying materno? Não, apenas informação para ajudar as demais mamães.

Eu nunca me incomodei, pois conhecia um pouquinho do assunto e sabia que naquele momento o corpo dele estava ainda em desenvolvimento e eterna mutação. Se persistisse maiorzinho, procuraria um profissional especialista no assunto e trataríamos pois temos recurso de sobra para isso e muito mais, portanto sem desespero sempre! 

Algumas pessoas brincavam: olha como ele anda bonitinho, outros falavam que gracinha de perninha torta e ainda, uns mais próximos perguntaram se eu havia percebido a perninha dele ou se eu já tinha perguntado ao pediatra se isso era normal blá blá blá.

Eu sou zen mesmo e encaro tudo com muita naturalidade na maioria das vezes e como disse anteriormente, como se tratava de um assunto que eu conhecia um pouco, eu nem liguei e só estava dando tempo ao tempo até que a postura e marcha dele ficasse dentro dos parâmetros normais. Até perguntei ao meu marido, que é leigo tanto quanto os outros se ele se preocupava com aquilo, se era era "grilado" com isso e se havia em algum momento cogitado consultar um especialista. Ele disse que não, aí eu tive a certeza que estava no caminho certo.

Para não dizer que eu era dona da verdade ou uma mãe desnaturada, em uma das consultas de rotina com o pediatra do trio, inclui esta questão entre as minhas perguntas e ele falou que era normal sim e me falou melhor das fases, informação importante que trago para vocês:

Ele disse que todo bebê tende a ter os membros inferiores varo, uns mais acentuados, outros menos. Que essa situação normalmente é vista até os dois anos, quando a situação começa a se inverter e a criança passa adotar o geno valgo a partir de então, quando os membros inferiores, nos casos extremos, parecem formar um x e os joelhos se juntam ao centro. Da mesma forma, uns mais outros menos. Essa segunda etapa    dura dos dois aos quatro anos e a partir daí os membros tendem a se retificar. Se seu filho tiver um gênero muito acentuado seja varo ou valgo depois dessa idade, aí sim, você deve procurar um especialista.

Ele ainda brincou lembrando: você já reparou que vemos muito pouco crianças fazendo uso de órteses ortopédicas hoje em dia enquanto que antigamente aquelas botinhas corretivas pareciam fazer parte do uniforme das creches? Seria porque as crianças de antigamente nasciam com defeito e as crianças de hoje são mais perfeitas? Não, é que nesse meio tempo foi se estudando e conhecendo mais o desenvolvimento e descobrindo que as perninhas se retificariam por si só.

Hoje a analogia com o alicate não serve mais, as pessoas só vão saber da perninha tortinha do meu filhotinho porque eu vim aqui contar, acredito que ele não vá se incomodar. Ele está com 3 anos, percebemos que a curvatura "arqueada" se inverteu, mas nada acentuado, pra mim está quase retinha, mas ele tem até os 4 para começar a retificar. Não vou usar o goniômetro (instrumento utilizado para mensurar a angulação da articulação) para verificar a angulação final até porque ninguém é perfeito. kkkkk Espero ter ajudado. Segue fotinhas do antes e hoje. ;-)

Um comentário:

Fabi Multifuncional disse...

Gostei muito de seu post pq meu caçula (completou um ano semana passada) tem a perninha um pouco assim e o pai fica falando... Eu instintivamente estava esperando ele ficar maior pra levar num especialista, mas ler o q vc escreveu me deixou mais tranquila.
Valeu pela informação!
Bjs, Fabi (mãe do Fábio (2a) e do Felipe (1a)