quinta-feira, 22 de novembro de 2012

NATAL - como preservar o encanto nos dias de hoje?

Minha gente, esse tema veio como que um estalo na minha cabeça agora. Muita gente reclama que Natal hoje em dia é apenas um motivo para alavancar vendas. Tem gente de certas religiões que não alimentam a fantasia da imagem do Papai Noel e coisa e tal.

Lógico que as vendas aumentam nessa época, mas não acredito que a fantasia foi criada para isso; as pessoas que utilizam disso como desculpa para vender e nós, para comprar e tem sido assim com tudo hoje em dia. Tem dia para tudo hoje e muitos viram até feriado. Então não condeno o oportunismo, faz parte. Mas não se trata disso o meu post.

Acredito que devemos ensinar a história do Natal para nossos filhos, e tentar praticar o espírito Natalino não só nessa época, mas na vida. Mas eu fui criada acreditando em Papai Noel, ganhei muito presente, escrevi carta, liguei para Papai Noel, enfim eu acreditei, coloquei sapatinho na janela e fui feliz. Me lembro bem que contava os dias para este evento.

Não sei vocês, mas na minha época, nós éramos inocentes até longas datas e eu acreditei até 10 anos e acho que acreditaria até a maioridade se meu pai não tivesse contado. rsrsrs

Enfim, eu alimento essa fantasia na vida dos meus três filhos, mas confesso que a modernidade está atrapalhando um pouco minha estratégia. Não sei se é coisa daqui do Rio de Janeiro ou apenas da modernidade mesmo, mas na creche dos meus filhos, eles fazem uma festa, contratam um Papai Noel e nós devemos mandar um presente que será entregue pelo mesmo no dia da festa. Ano passado foi assim e eu achei o máximo, pensei: "qual melhor forma de acreditar senão vê-lo pessoalmente e receber o presente das mãos dele? Que ideia genial, pensei." Mas menos de um ano depois e já mudei de ideia.

As crianças hoje com 3 anos já entendem mais, já cobram e é difícil de enrolar. Pensei em comprar um presente baratinho para mandar para a escola e depois comprar um melhor para ser entregue na nossa presença, para que pudéssemos desfrutar da alegria deles ao receber. Já estava ensaiando colocar o sapatinho na janela e passar essa magia para eles! 

Porém eles mesmo escolheram o que querem ganhar do Papai Noel e se o cidadão fantasiado no dia da festa da escola não der o que eles pediram eles podem ficar frustrado ou achar que o Papai Noel é um "cabeção" e trouxe o presente errado. Imagino eles devolvendo o presente dizendo que não era aquele ou então cobrando o que pediram. Então decidi que mandaria para a escola o presente "principal".

Tá, a contragosto, mas tudo bem. Daí recebi uma circular do condomínio, informando que teríamos uma festa no condomínio e que eles contrataram um Papai Noel e pediram um presente "simbólico" e o final vocês conhecem. Essa festa será 3 dias depois da outra... A princípio achei legal, confraternizar com os vizinhos, mas mudei de ideia, quantos Papais Noel existem? Quantos Natais? Quantos Presentes? Pra mim perdeu a razão! Estou frustrada de ter que mandar o presente para a escola e não vê-los ganhar.

Em família, continuamos comemorando dia 24 à noite, como todas as outras famílias, mas não faz sentido mais colocar sapatinho na janela e esperar 00:00h Papai Noel chegar. Ele já veio, esqueceu? Ahhh, tô indignada. Se continuar assim, com infinitos Papais Noel e vários presentes, vai banalizar o momento e vai ser cada vez mais difícil fazê-los acreditar. A fantasia não está devidamente "amarrada" e guardada a sete chaves...

Não sei como são nas creches de vocês e se há diferenças de culturas entre estados. Ano que vem, que eles vão mudar de creche e vão para uma escola, espero que não seja assim e se for, vou expor minha opinião na reunião de pais, vai que concordam comigo e assim inventam uma outra manobra para festejar? Sei lá, não custa tentar. Bem como alguma de vocês podem ler este post, viver situação semelhante e me dar uma dica de como preservar essa crença mesmo com tanta mudança em nossos costumes. Estou aberta a sugestões. Aprender e melhorar será sempre meu objetivo. E vocês, como pensam? Beijos e Feliz Natal! rsrsrs

4 comentários:

Nanda Scandura disse...

Ahh. Eu aacho que tem que ser o sapatinho na janela a meia noite. Essa eh a graca. A diversao: o missterio do presente aparecer misteriosamente. Talvez pelo fato de serem pequenos, curtam mais receer do papai noel mesmo. E eh bem a cara deles dizer que houve engano no presente que pediram. Porem, presenciar ele ganhanddo o ue pediram, nao tem preco, ne? Dilemaaaa

Nanda Scandura disse...

So se vc der um jeito de explicar o que eh mes e data. E q papai nol vem dia 24. Faz um calendrio e vai marcando com eles qts dias falta. Dai no dia da escola, vc diz q ele vai dar uma lembrancinha enquanto eles esperam comportados dia 24! Kkk que tal?

Anônimo disse...

Tb pode falar na creche q o presente nao pide ser aberto la, so em cada com o papai e a mamae. Assim niguem perde parte dos presentes, vcs compartilham o momento de receber o presente, e alem disso dispensa constrangimentis em relaçao ao tipo de presente recebidos por eles e pelas outras crianças. Pq te garanto q ninguem vai mandar o presente principal para a escola. Tb pode fazer o q sua irma falou, pergunta o q eles quetem de besteirinha, coisa boba, tipo um brinquedo educativo, ja q Papai Noel esta na escola. Essa ideia deveria ter vindo da escola, por sinal. E outra e inves da chegada do Papai Noel, eles poderiam fazer a chegada dos duentes, ajudantes. Bem ideias dadas. E jh e dia, surpresa preparada?

Uli disse...

Bom, aqui eu faço como foi comigo. Natal significa nascimento de Jesus que veio pra salvar o mundo. A festa é Dele e só pra Ele!!! Mas a gente enfeita nossas casas com o tema da festa que é árvore de natal, guirlanda, boneco de neve, bolinhas e enfeites, papai noel, etc... Eles sabem que papai noel é um homem de fantasia e sabem que o presente que ele entrega foi o papai que comprou. E nem por isso eles perderam o encanto!!! Amam tudo de natal, inclusive o papai noel, mas eles os vê como um tema apenas da festa. E sabem direitinho que o ator principal desta festa toda é Jesus.