segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Televisão = Sono






Rodrigo tem dado trabalho para dormir durante o dia. Na verdade ele tá dando trabalho para dormir em geral. Sozinho no berço ele não quer ficar, ninado também não encontra posição, falar em dormir é uma palavra proibida para ele. Ele simplesmente quer ficar acesão. Quando a gente sai no carro num percurso mais longo que o deslocar do carro começa a dar sono nele, a cabeça vai caindo e, quando ele percebe que tá quase dormindo, grita.




Em casa, na hora do cochilo, eu chamo as meninas: "Vamos dormir?" E elas respondem não sacudindo a cabeça, se não querem ainda ou levantam a mão ou vêm até mim, como que confirmando que estão com sono. No caso dele, a resposta é sempre uma negativa. As babás desistiram de tentar adormecê-lo durante o dia e quando eu não estava em casa, quase nunca ele dormia. Aí ficava naquela chatice enquanto não dormisse. E eu que aguentasse!




Minha tática era levá-lo para "passear". Podia ser qualquer coisa que não dormir. Levava para o meu quarto, deixava ele ir andando, mexia aqui e ali, aí eu ligava a tv, pegava ele no colo e sacudia lentamente em frente à tv e menos de 5 minutos ele estava desmaiado no meu colo. Coisa é que agora o colo é desconfortável pra ele e esta tática está apresentando falhas. Ele dorme, mas fica agoniado, se mexe, me chuta, se irrita, processo viu?




Aí elas começaram a fazer ele tirar o cochilo dele deitado no puff que tem no quarto de brinquedo. A tv no discovery kids, ele deitado no puff, o olho vai fechando e em meia hora já foi profundamente. Demora mais, mas funciona. Até que a crise começou a afetar no sono da noite também. Nem eu nem o pai conseguíamos fazer ele dormir. Então a gente fazia o que tinha de fazer da casa e no final deitávamos, ligávamos a tv do nosso quarto, colocava ele em um travesseiro ou entre as pernas do pai e esperava. Dali a pouco ele dormia.




Que idéia de girico viu? Pelo menos funciona sempre. O motivo do post é que hoje aconteceu uma coisa até engraçada com esse novo vício dele e eu tirei a foto e resolvi compartilhar. Hoje o pessoal da Sky esteve aqui em casa para mudar os aparelhos pois adquirimos a Sky HDTV, então, todas as televisões da casa ficaram temporariamente em manutenção bem na hora do cochilo da criança! Afff




A babá foi pro quarto de hóspedes ninar ele, uma vez que o nosso quarto, a sala e o quarto de brinquedos estavam interditados e eu ouvindo o berreiro. Tava tomando banho e ouvindo ele gritar. Fiquei atrás do marido perguntando se ia demorar muito pra liberar meu quarto, pois era mais escurinho, mas fresco e tinha tv, mas estavam sem previsão.




Aí tive uma brilhante idéia: Peguei meu laptop, levei para o quarto de hóspedes, coloquei Rodrigo no travesseiro, deitei do lado dele e coloquei Backyardigans no laptop... Quando viu a introdução do desenho ele parou de chorar, deitou no travesseiro, e imediatamente foi fechando os olhos devagarinho. Apagou. Nem acreditei. Tirei foto e achei engraçado o suficiente para compartilhar com vocês.




Apesar de a tv estar sempre ligada, eles não ficam vidrados na televisão e nem eu quero isso. Deixo ligada, pois quando começa o Hi5 ou Backardigans eles ouvem a musiquinha e páram tudo para dançar. Sem falar que sempre tem uma musiquinha nos intervalos dos desenhos que chamam a atençao deles. Mas a tv agora serviu de auxiliar do sono. Na verdade acredito que ele nem assista nada, apenas não quer aceitar dormir, e aí eu mostro o bichinho na tv e ele se distrái, as músicas ajudam a ninar e acaba que ele se entrega ao sono. Não acredito que faça mal, e por enquanto vou deixando. Segundo o pai ele "puxou a ele". Ele também gosta de dormir com a televisão ligada. Era só o que me faltava!

4 comentários:

Uli disse...

Ai amiga se está dando certo, vai fundo...pior é elezinho acordado e morrendo de sono...
Aqui isso não daria certo nunca. Os três iriam logo querer pegar o laptop para escrever. Nunca que ficariam quietinhos assim para ver um filme sem mexer no laptop...rsrsr

Rosana trimãe disse...

Olá miga.
Sempre dou uma espiada por aqui mas nunca comentei,porem hoje não podia deixar de faze-lo.
Eu também tenho duas meninas e um menino, as meninas nunca deram trabalho para dormir, é só colocar no berço e pimba, já o Heitor é duro na queda, tanto de dia como de noite, ele faz um escândalo enorme para dormir, mas como nunca ninei eles para dormirem, eu deixo que ele chore, e como as meninas já se acostumaram, dormem profundamente enquanto o danado faz manha até dormir, isso é todo dia, tanto na soneca da tarde quanto na hora de dormir, agora com esse seu post já to achando que é coisa de macho rsrsrsr
Bejus

rosanatrimami.blogspot.com

Anônimo disse...

Não tenho 2 nem 3 mais a minha filha é igualzinha.. um processo para dormir outro dia peguei ela dormindo em pé..rsrsr

Ana Luisa disse...

Didigo está uma graça nas fotos. Antes era Nat quem estava com dificuldade para dormir né. Agora é Digo. Se ele adormece na Tv, pq não aproveitar? Vou enviar as fotos desse post para André, ele é muito bestão pro lado desse louro. rs
Bjos amiga