quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Álbuns

Bom, nós mães adoramos registrar cada momento do desenvolvimento dos nossos pimpolhos. Eu sempre gostei de tirar fotos, sempre carreguei minha câmera comigo e registrava tudo. No post anterior, meu amigo e compadre deixou um comentário me chamando de velhinha, não sou velhinha mas sou da época em que as fotos não eram digitais e eu tirava fotos e ficava numa curiosidade imensa para ver o resultado. Naquela época a gente não sabia se tinha ficado boa, se a luz tava ok, se tinha queimado, se saíram todas as 24 fotos batidas, enfim, meu filme era sempre de 36 e eu hoje tenho uma tonelada de fotos da minha aborrecência impressa. Bastava o filme acabar e lá estava eu no shopping a revelar.

Com a chegada da era digital e dos filhos, a situação só piorou. Aqui, cada piscada é um flash. Mas muita gente hoje em dia tira fotos digitais e esquece de revelar! Um pecado! Se eu não PEGAR na foto, não serve. rsrsrsrs Resumo: vamos tirando fotos à torto e à direita e três filhos então, hajam piscadas!

Mas eu, muito organizada, separo os momentos em pastas: FILHOS ---> Jan/11 e por aí vai. No fim do mês, seleciono as melhores no pen drive e em um dia que vá fazer compras no shopping, levo e revelo. O bom, é que nas casas que revelam, quanto maior a quantidade, maior o desconto e aí vale super a pena. Junto sempre 100 fotos e vou revelar.

Esses últimos meses estava etiquetando meus álbuns, os álbuns de fotos das crianças, são todos da mesma marca, iguais, só muda a estampa da capa. Compro nas americanas, custa 19 reais, comportam 200 fotos e ainda tem aquela legendazinha. De vez em quando está na promoção por 14 e eu compro logo 2. rsrs

Resumo, já temos impressas 1100 fotos deles! bonitinha, em ordem cronológica, em álbuns e com explicação dos fatos embaixo. Até aí foi fácil, até porque faço aos poucos, um álbum de cada vez, conforme vou revelando. Mas semana passada eu inventei de fazer o álbum individual deles. Um álbum de cada um separado, registrando o primeiro ano de vida de cada um. Ai meu Deus, voltei eu para as infinitas pastas de fotos antigas, desde setembro de 2009, fui selecionando as melhores fotos de cada um... Selecionei 300 fotos. Não só de fotos antigas, é que aproveitei para revelar as do Natal, reveillon e janeiro também que estavam pendentes. Foi melhor negócio ainda. O desconto ainda maior.

Mas tudo bem, esse não é o caso, caso é que depois tive de separar dentro de aproximadamente 150 fotos as fotos só de Lú, as de Nat e as de Digo. Depois colocar em ordem de momentos, terminando com o aniversário de um ano. Depois fiz as contas de quantas fotos cabem numa página, quantas páginas tinham e quantas fotos de fato entrariam no álbum! Meu Deus, já começou a encher o saco. O álbum de criança, já mais cheio de frescura, é daqueles que numa página cabe mais de uma foto e depois vem aquele plástico por cima. Mas aí a foto 10 x 15 só cabiam 2 por página e não ia dar pra ter nada.. Comecei a separar as fotos que iriam juntas em cada página, e cortar as fotos, com régua coisa e tal pra não ficar mal feito. Resumo, fiquei com minha sala bagunçada uma semana pois foi o tempo que levei para terminar os três álbuns, mas ficou perfeito!!! Agora cada um tem sua própria historinha. E quem sabe, quando crescerem e casarem, eu dou a César o que é de César e cada um leva para casa seu próprio álbum, porque as 1100 impressas dos três (que até eles crescerem só se multiplicarão) são só minhas, e do papai, claro.

Com isso, fui revendo as fotos de quando eles nasceram, como eram pequenos, como mudaram! Em tão pouco tempo! Quantas conquistas, quantas lembraças e recordações e olha que eles só têm 1 ano e 5 meses quase. Isso só comprova minha teoria de que nada melhor para registrar os fatos do que fotos. Vale a pena o gasto (sabendo que se fizermos de forma organizada, juntar quantidade e pesquisar lojas de revelação, conseguimos economizar bastante), vale a pena o trabalho de escrever a legenda e depois etiquetar os álbuns.

Recomendo a todas as mamães que batam bastante fotos dos seus tesouros e, mesmo que não tenha essa obcessão por PEGAR na foto como eu, ao menos revele as mais importantes. Será um legado que não tem preço para seu filho e tenho certeza, que depois de anos, quando eles tiverem grandinhos e você já tiver esquecido os trocinhos pequenos e inocentes que eles foram, você vai se deliciar e reviver esses momentos de novo na lembrança e relembrar sempre como é bom ser mãe e quanto importante é o nosso filho.

3 comentários:

Uli disse...

Paola do céu! Achei que eu fosse a única doida que fizesse isso...hahaha Tbm aaamooo revelar todas as fotos e o pior é que aqui eu faço 4 cópias de cada (para mim, minha mãe, minha sogra e Veronica) rsrsrs Por isso eu edito antes e coloco 3, 4 poses numa foto só....tenho 13 álbuns completos já. E todos detalhados. rsrsrs

Adriana Barretto Bomfim disse...

sou como vc,revelo sempre!seleciono e revelo!
da minha lindinha ainda nao consegui selecionar,mas tenho pastas no pc separadas por mes as fotos dela...vou selecionar e imprimir depois!
bj

Renata disse...

Eu te parabenizo..sou totalmente relaxada qnt a isso..e me arrependo sde ser assim. tenho tudo guardado em DVD e pen drive.. Ja selecionei mais de 1000 fotos pra revelar. mas ate hj nada..acho que to esperando meu emprego sair pra ter $$ pra revelar td de uma vez so..rs...

o que me salva sao as sessoes de fotos em Ana Oliveira...tenho o mes a mes...rs...

mas um post tao fotogenico como este sem nenhuma retrospectiva de fotos deles?rs... quero fotos!!!!

estao lindos mesmo!!!